Carreira: conselhos de 4 mulheres líderes que deram um 'salto' na carreira!

13:16


Eu amo pesquisar dicas. Dicas de tudo: roupas, maquiagem, filmes, música... E com comportamento não é muito diferente, não! Acredito que quanto mais a gente corra atrás de conhecimento, mais vamos ter a ganhar, a acrescentar e a seguir em frente com uma base sólida. Como é bom dividir experiências mas, também, aprender com as experiências das pessoas. Na área profissional, devemos ter os ouvidos sempre abertos para ouvir conselhos de pessoas que cresceram e que podem nos ajudar a dar um salto na carreira também. Abaixo, conselhos de mulheres líderes, mulheres de sucesso em quem podemos nos inspirar:


CONSELHO Nº 1: encontre alguém que esteja em um caminho profissional que você admire e passe tempo com essa pessoa regularmente. Se prepare antes de cada ‘sessão’ com horário e objetivos, para otimizar o tempo.

O QUE APRENDEU COM SEUS GESTORES QUE A INFLUENCIOU NA SUA MANEIRA DE GERIR HOJE? Ser uma boa ouvinte, que é uma das coisas mais difíceis de se fazer quando se tem as metas das grandes empresas constantemente girando em sua cabeça. Quando não te consideram presente, ou  pensam que você não se importa, você cria uma cultura com esses valores, o que pode causar problemas sistemáticos. Eu procuro ter tempo para fazer reuniões com quem precisa de mim e dar 100% de atenção e apoio a essa pessoa.


O QUE FAZ UM GRANDE FUNCIONÁRIO DE DESTACAR? Alguém que está disposto a fazer não apenas o seu trabalho muito bem, mas faz além e além, seja ajudando aos demais, trazendo soluções aos problemas fora do seu setor, ou sendo apenas uma fonte de energia e motivando o time. Eu amo isso e promovo essas pessoas imediatamente.

CONSELHO Nº1: eu tive a oportunidade de conhecer uma dos fundadoras do Whole Foods, e ela disse algo que realmente me impressionou. Em resumo, ela disse: “Não faça nada onde o seu objetivo principal seja ganhar dinheiro. Faça algo que você absolutamente ama tanto que você seria feliz por fazer isso de graça. Você perceberá que a recompensa financeira será uma consequência. Se você colocar dinheiro como alvo, não se satisfará.”

O QUE APRENDEU COM SEUS GESTORES QUE A INFLUENCIOU NA SUA MANEIRA DE GERIR HOJE? Dizer “obrigada”. Eu tive a sorte de trabalhar com pessoas incríveis com as quais aprendi a importância de dar elogios e créditos publicamente, quando o crédito é devido. Primeiramente, isso faz com que a pessoa que fez um trabalho pesado ter o seu esforço reconhecido. Um agradecimento público é mil vezes mais motivador que um bônus ou um aumento – embora esses dois sejam ótimos também!


O QUE FAZ UM GRANDE FUNCIONÁRIO SE DESTACAR? Para mim, um funcionário ‘destruidor’ (no bom sentido) é veraz em aprender, prospera nas mudanças e, mais importante, simplesmente ama arregaçar as mangas e trabalhar. Eu procuro pelos ‘fazedores’. 


DICA Nº1: não se subestime. Se cerque de pessoas que acreditam em você e despertam o seu melhor. Outras dicas de carreira: não permita que o medo entre no seu caminho. Uma dica é criar uma postura de poder pela manhã, antes de grandes reuniões, ou quando você se sentir sobrecarregado (veja essa palestra do TED  sobre linguagem corporal e saiba como). Aprenda a pedir ajuda. Todo mundo pensa que é mais valente se seguir sozinho. Eu acredito que seja ainda mais valente pedir por ajuda quando você precisa. Cerque-se de pessoas que te façam sentir mais forte e melhor.

O QUE APRENDEU COM SEUS GESTORES QUE A INFLUENCIOU NA SUA MANEIRA DE GERIR HOJE? Quando eu trabalhei em Hollywood como executiva de televisão, eu geralmente era a única mulher, e a mais jovem. Eu tinha várias ideias e pensamentos, mas lutava para encontrar a minha voz e uma sala de conferência cheia de grandes personalidades. Um dia, meu chefe me chamou e me pediu para que eu falasse mais. Ele sabia que eu tinha ideias valiosas para contribuir. Então comecei a fazer minhas ideias serem ouvidas. Hoje eu encorajo as pessoas a falarem mais. Hoje eu criei meu próprio guia de princípios para uma boa gerência, que são:
- Ouvir e absorver. Ouvir verdadeiramente proporciona que você responda, e não reaja – existe uma grande diferença entre os dois.
- Criar consistência com ações (e ter um objetivo para seguir).
- Agir conforme os seus valores e não apenas falar sobre eles.
- Ser transparente, em tempos bons e ruins.

O QUE FAZ UM GRANDE FUNCIONÁRIO DE DESTACAR? Nós construímos um time bem diversificado que realiza o impossível, mas se fosse escolher coisas que os grandes tem em comum, seriam garra, curiosidade, e o que chamamos de ‘faz-acontecer’.


CONSELHO Nº 1: nunca pare de aprender e crescer. O jeito de você ganhar mais acesso a oportunidades é descobrindo caminhos onde você possa agregar valores e realmente fazer isso, não importa a sua posição. Eu dei o meu primeiro grande salto profissional quando tomei iniciativa em áreas que claramente demonstrariam minhas principais habilidades de fazer um trabalho muito mais difícil. Assim que as pessoas ao meu redor ( e acima de mim) puderam ver meu interesse e performance, levou muito pouco tempo para me promoverem na organização. Mesmo que o seu trabalho não resulte em uma promoção, você leva o benefício de fazer um trabalho grande e desafiador e também de aprender com a experiência.

O QUE APRENDEU COM SEUS GESTORES QUE A INFLUENCIOU NA SUA MANEIRA DE GERIR HOJE? Ouvir e sempre responder qualquer pergunta com honestidade. Se você não é verdadeira com as pessoas que trabalham com você, eles sabem disso, o que quebra o nível de confiança, que é essencial para qualquer relação de trabalho positiva.

O QUE FAZ UM GRANDE FUNCIONÁRIO SE DESTACAR? Sempre que alguém gasta tempo para se preparar, significa que se importa com a empresa. Desde algo pequeno, como sempre ter um caderno e uma caneta para fazer anotações, até algo maior, como fazer para as reuniões. Isso demonstra que essa pessoa tem um padrão elevado para ela mesma, o que me faz saber que terá capacidade para crescer em cargos maiores.




Vocês curtem dicas de carreira? 
Eu amo. Quem sabe colocá-las em prática, pode ir muito longe.
Beijinhos!


Fonte: http://www.mydomaine.com/female-leaders/

You Might Also Like

0 comentários

Comente aqui!