Aprendendo a cuidar das finanças!

16:06

Oii meninas! Tudo bem?
O post de hoje é uma espécie de 'guia' para nos ajudar na área das finanças. Acho super importante entender sobre esse assunto afinal é uma das áreas que mais temos que ter atenção. Ninguém melhor que nós mesmas para cuidar do nosso dinheiro, não é?! Esses conselhos são simples, mas tem me ajudado muito. Vamos lá?


Primeiro, temos que entender o valor do dinheiro. A gente sabe que é bom (senão ninguém trabalharia) e que nos proporciona conforto. Mas temos que ter sempre em mente que é o dinheiro que deve nos servir, e não nós servirmos ao dinheiro. Temos o dever de usar nosso dinheiro com sabedoria. Antigamente, eu não me importava com isso. Hoje eu já entendo e consigo administrar bem melhor as minhas finanças.


Algumas dicas:

Conheça seus gastos:
A primeira coisa que devemos fazer é saber quais são as nossas despesas. Eu tenho uma tabela no Excel (mas pode ser impressa, como na imagem abaixo) com todas bem especificadas para não ter erro. Escreva tudinho nessa tabela, desde as despesas fixas (como condomínio, seguros e etc) e as variáveis, que podem ser cortadas ou minimizadas, mas que você precisa para manter seu padrão de vida (como celular, academia e etc). Assim, é possível visualizar com clareza os gastos e calcular o valor mínimo que você precisa para não se endividar. Outro fator importante é saber o dia do mês do pagamento de cada despesa (o dia que vence o cartão de crédito, a conta do celular e etc) para saber quanto que é necessário ter na conta corrente cada dia. Eu tenho uma pasta com 31 divisórias, cada divisória para um dia do mês. Conforme as contas vão chegando, vou colocando no dia em que elas vencem. Todos os dias dou uma olhadinha na divisória da data que estou para ver se tem algo para pagar. Assim fica bem organizadinho.

1finance_binder

Viva de acordo com o que você ganha:
Com a planilha feita é possível perceber aonde os gastos estão sendo exagerados e a partir desse ponto fazer uma análise e ver se você realmente vive de acordo com o que recebe. Aqui pode haver uma troca de academia para uma com um preço melhor, talvez mudar o plano do celular, talvez gastar um pouco menos em restaurantes... Foi durante esse processo que eu descobri que pagava por uma linha de telefone que eu sequer usava!


Fique de olho na conta bancária:
Com a tecnologia ficou muito mais fácil. Agora é possível acessar de casa (e até do celular!) a nossa conta corrente. Então uma boa dica é ficar esperta e sempre de olho para não ter nenhuma surpresa no final do mês. 

Se estiver devendo, pague!
Nunca é uma boa ideia se endividar. Antes de qualquer coisa, se estiver devendo para alguém, acerte essa conta. Nem que leve meses! Essa é a prioridade. E claro, procure evitar esse tipo de situação. É melhor se adequar ao que se recebe e pesquisar alternativas para diminuir gastos do que se endividar!

Eu realmente preciso disso?
Antes de comprar qualquer coisa pense se você realmente precisa daquilo... Se dê uma ou duas horas para pensar e não comprar por impulso. Depois desse tempinho a cabeça está mais fresquinha para decidir se a compra vale ou não. E aqui cabe: pesquise preços!

Pense no futuro:
Nunca é cedo demais para pensar no futuro. Vá no seu banco e pergunte sobre planos de previdência privada, investimentos, poupanças e afins. Veja o que vale mais a pena no seu caso, onde o dinheiro vai render mais, o que vai te trazer mais lucro adiante. Anote tudo, pesquise, converse com alguém que entenda do assunto. É bom deixar sempre uma reservinha para esse item!


Pense no próximo:
Deus se agrada de pessoas generosas e de quem partilha com os outros. Então acho que nada mais que nossa obrigação é guardar uma quantia por mês para ajudar o nosso próximo e dar com amor!

Pense em você!
Ufa! Também temos que pensar na gente né?! Pense em uma 'recompensa' para você mesma por todo o mês de trabalho: pode ser uma massagem relaxante, um sapato bacana, um bom perfume... 



Nossa, e será que dá pra tudo isso?! Dá sim!! É só fazer uma coisa de cada vez! Começando pela planilha para visualizar tudinho! Tendo tudo organizado, fica muito mais fácil!

Espero que vocês tenham gostado.. Vocês tem algo para acrescentar?! Quero saber!!
Beijinhos!!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Posso dizer alguma coisa: se tem alguém que eu confio pra dar dicas sobre esse assunto, é a Nick!! Se ela falou, é pq dá certo! :)

    ResponderExcluir

Comente aqui!