Muito mais que um restaurante! - O Butiá

20:43

Meninas, esse final de semana tive a oportunidade de viver uma das melhores experiências gastronômicas até hoje. Simplesmente porque foi além de uma experiência gastronômica, ultrapassou esse limite. Foi o resumo de um sábado ideal. Calma, deixa eu explicar. Fui conhecer o restaurante O Butiá, em Itapuã. A proposta do Butiá é muito diferente. Não se pode dizer que é um restaurante apesar do ponto alto ser, de fato, o almoço. Na verdade, a proposta do projeto é explorar a região de Itapuã e trazer as pessoas para estarem em contato com tudo o que natureza de lá pode oferecer. 

Essa ideia surgiu com o dono do Butiá, o Henrique, que nos recebeu super bem, mega atencioso e disposto a apresentar o lugar e a sua história. Ele nos contou que herdou essa terra da sua avó e percebeu o potencial que havia naquele espaço tão diferente e de vista tão especial. Aí faz um ano que ele lançou a proposta do Butiá juntamente com a sua esposa. Por sinal, o atendimento é outro diferencial: não tem equipe de garçons. É o próprio casal juntamente com a cunhada do Henrique que atendem os clientes. É muito bacana porque deixa o clima bem aconchegante. Bom, só para vocês entenderem do que estou falando, segue algumas fotos que tiramos no dia:


Essa é a vista linda e privilegiada do Butiá. Vontade de ficar olhando o dia inteiro!


Essa é o espaço do restaurante e, à frente, as espreguiçadeiras no deck para relaxar depois do almoço.


E aqui as mesas e a vista durante o almoço.

Então...

A experiência toda começa ao sair de casa. Já que o local é bem longe, em Itapuã, dá para ir apreciando a vista, principalmente se você der a sorte de pegar um dia maravilhoso como eu!! Achar o Butiá até que é fácil - se seguir direitinho o que eles explicam no site não tem como errar. Vai dar direto no portão que eles descrevem nas instruções. Aí é a hora de colocar a senha. Sim, explico essa história de senha hehehe. Para almoçar no Butiã é preciso fazer reserva, pois só assim você recebe a senha para abrir o portão do local. Aí, uma grande surpresa: o lugar é lindo!! Bem amplo e verde! Após andar um pouquinho em uma estrada de terra já é possível avistar o restaurante e, logo atrás, uma vista única do Rio Guaíba! Nesse momento você percebe que vai viver um baita dia!

Existem dois horários para a reserva do almoço. Pegamos a das 12:30. Os pratos são uma delícia! O menu muda periodicamente e oferece 3 entradas e um prato principal (sai em torno de R$ 95,00 por pessoa). O couvert e a sobremesa são à parte. Sugiro pegar tudo, querem saber o motivo?


Esse couvert era um pão recheado com linguiça e coberto com mel. Ah, muito bom!! Eu amo doce com salgado, então o mel quebrou o salgado da linguiça e deu um diferencial para o pão, né? Uma delícia!


As entradas.. ahhh, as entradas... Na minha opinião, a melhor parte!! Primeiro, veio um creme de moranga com crispies de bacon e espuma de gorgonzola. Melhor entrada ever!! Era muito gostosa essa mistura de moranga com gorgonzola. O bacon quebrou e deixou um gostinho salgado.. Bom demais!! A segunda entrada era batata doce frita acompanhada de um molho super bom!! E, por fim, uma salada morna de pão com tomates, manjericão, ricota, alcaparras e azeitona. Confesso que eu não como tomate (;x), mas o demais estava muito gostoso. O pãozinho com o molho então...


O prato principal era carne de panela, aipim, farofa dourada na manteiga, tomilho e crispies de couve. Leram bem? Então não preciso nem descrever, né? Bem universal, uma delícia!!

Para finalizar, a sobremesa! Mousse de choco branco, maçãs carameladas, curry, funcho e crumble de limão servidos em uma taça. Cada camada era um coisa! Muito bom!! 


Outra pedida imperdível é o suco de uva. Maravilhoso, pura uva.


E depois desse show gastronômico dá para ficar aproveitando tudo o que o Butiá oferece (a vista do Guaíba - pôr-do-sol -, a praia particular, a grande área verde, o barco - sim!! -, as trilhas... enfim, para saber mais sobre as atividades, clique aqui) até cansar! 

Só de escrever aqui para vocês, me deu saudades do almoço. Tem que ir pra curtir beeem o dia, sem pressa para ir embora. E, ah!! Dica: vão com roupas confortáveis! O maior erro é ir de salto, assim não dá pra curtir nada. 


Essa foto eu postei no insta.. Dá pra ver pelo óculos a vista maravilhosa do rio das espreguiçadeiras do deck do restaurante. Enfim, não deixem de ir! É uma ótima sugestão para ir com alguém especial ou de combinar de ir com um pequeno grupo de amigos para curtir um dia bonito.

Para saber mais detalhes sobre o  Butiá, fazer reservas, tirar algumas dúvidas e etc é só clicar aqui para entrar no site

Espero que vocês tenham gostado da dica!!

Beijinhos!

You Might Also Like

6 comentários

  1. Impossível chegar ao fim desse post e não se apaixonar pelo restaurante. Deu muita vontade de ir :)) Tks pela indicação Nick!

    Bjjj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos q combinar de irmos juntos! Bjoo Abbbb

      Excluir
  2. BA ADOREI! quero casar láááááá! Já até pedi orçamento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério mesmo theyla???? eu vou a-mar!!!!!!!

      Excluir

Comente aqui!