O que fazer em Porto Alegre: recebendo turistas!

07:42

Mesmo sendo um pouquinho tarde para escrever esse post, ele ainda pode ser aproveitado para oportunidades futuras... Como está rolando a copa e tem muita gente recebendo turistas, decidi fazer um post com ideias de onde levar os gringos para conhecerem o melhor de POA, amarem a nossa cidade, fazerem a maior propaganda e voltarem!! Nós temos o costume de dizer que não tem nada para fazer aqui, mas vou ter que discordar! Fazendo o post, vi como Porto Alegre é uma cidade charmosa e cheia de passeios legais para fazer. Vejam só:

1. Passeio no ônibus turístico de POA


Tá, é verdade, eu nunca fiz esse passeio, mas sempre tive vontade. Todos meus amigos que fizeram, recomendam e colocam a maior pilha pra eu fazer. É um city tour em um ônibus de dois andarem por pontos turísticos da cidade. Tem dois roteiros diferentes para você escolher: o do Centro Histórico e o da Zona Sul. Os dois devem ser bem interessantes, apesar de bem distintos. Daí depende do perfil do turista. Valor: R$ 15,00.  Para mais informações sobre datas e horários, clique aqui ou ligue (51) 0800.517686.

2. Passeio no Centro Histórico



Independente se for no ônibus turístico ou não, o Centro da cidade não pode deixar de ser explorado. Tem construções lindas que muitas vezes ignoramos. A foto acima é da Catedral Metropolitana.

 
Além disso, a casa de cultura Mário Quintana é muito legal de levar os turistas. Lembro que eu amava ir lá, até comentei com a minha irmã essa semana sobre irmos um dia pela tarde. É o prédio do hotel onde o poeta Mário Quintana morou por muitos anos. Hoje, totalmente reformada, a Casa de Cultura tem programação pra todos!! Desde espetáculos de arte, livraria, restaurante, café, biblioteca para a criançada, teatro, salas de cinema, galeria de arte... Ufa!!  Muita coisa!! E um dos destaques é o café Santo de Casa, no topo do prédio, onde é possível observar o pôr-do-sol do Guaíba. Funciona terças e sextas das 9h às 21h e sábado, domingo e feriados das 12h às 21h.


O Mercado Público também é atração clássica para os turistas em POA. É um local bem típico, cheio de bancas. Entre elas, a banca 40, que é conhecida pelo famoso sorvete da banca 40. Tem que ir!!

3. Orla do Guaíba


Também é um passeio muito bonito, bom para levar um chimarrão e tirar uma fotos, ficar de papo e dar uma caminhada num solzinho de fim de tarde. Aproveitar e ficar até o pôr-do-sol, o famoso pôr de Porto, o mais lindo do Brasil!!


O pôr é realmente de tirar o fôlego e rende fotos muitos legais. Não esqueça de levar o chimarrão!

 4. Parque da Harmonia


Durante a copa e na época do 20 de setembro, feriado da Revolução Farroupilha, o acampamento Farroupilha é uma ótima atração para levar os turistas. Fica no Parque da Harmonia, perto do Gasômetro. Lá, se encontram vários piquetes, li que são mais de 400, cada um com uma atração, tipo churrasco de chão e outras guloseimas, música gaúcha, dança gaúcha... enfim, de tudo! Dá para viver a nossa cultura de pertinho. NÃO DÁ PRA DEIXAR DE IR!

5. Rua mais bonita do mundo


Não importa se você concorda ou não. É aqui e é nossa. Leve seu amigo turista para conhecer a rua eleita a mais bonita do mundo! É a Gonçalo de Carvalho, pertinho do Shopping Total! Pega no Google Maps!

6. Muitas opções de parques


Quando se trata de parques, Porto Alegre oferece muitas opções. O mas tradicional é a Redenção. Todos os domingos acontece o brique da Redenção com suas feiras de artesanato, antiguidades e artes plásticas. Ótimo para levar algo de souvenir.


Depois dá para curtir o parque da Redenção em si, que é o apresentado na foto acima.


Também tem o Parque Germânia, próximo ao shopping Iguatemi. É uma praça projetada, totalmente cercada e é bem família.


Meu preferido: Parcão. Vou desde pequena. Fica no bairro Moinhos de Vento e sempre tem movimento.


Outra opção bem diferente é a praça Chiga. Ela também é cercada, tem uma arquitetura oriental, é bem menor que as outras, mas é igualmente linda!

7. Pausa para café


Começando as gordices, uma pausa para o café é muito bem-vinda! Sugiro um café do Press, tem na Hilário Ribeiro, na Casemiro de Abreu e nos shoppings Barra e Moinhos. É qualidade Press, inconfundível.

8. E também para o doce!


Acho que tem que levar o seu amigo turista para conhecer o Diego Andino. Fica na rua Arthur Rocha e ganhou várias vezes consecutivas o melhor da cidade. Os doces expostos no balão são de comer com os olhos! O sabor, incrível!!! É uma experiência maravilhosa que começa com o ambiente agradável e termina com uma ótima satisfação de ter degustado doces de primeira!

9. Bairro Moinhos de Vento e Rua Padre Chagas


O bairro Moinhos de Vento é o mais sofisticado de Porto Alegre. Tem restaurantes maravilhosos, bares, lojas lindas, cafés charmosos, ruas arborizadas, casas antigas... É esse o clima, mesinhas na rua, pessoal bem vestido, à noite velas nas mesas!! Tem que conhecer, tanto de dia como de noite. 


O bom é estacionar o carro pelo miolo, perto da Rua Padre Chagas e curtir tudo a pé mesmo. Entrar nos cantinhos e descobrir esse bairro encantador.


Eu costumo a dizer que qualquer lugar que você sentar para comer ali, não tem erro. É tudo bom!! O preço é um pouco mais alto, mas vale a pena. E  não é só na Padre Chagas, nas ruas laterais também tem lugares maravilhosos!!! Por exemplo, na Dinarte Ribeiro tem muitos restaurantes de primeira, como a Usina de Massas, o Puppi Baggio, o Daimu, o Seasons e até o Chocólatras para a sobremesa.


Em cada cantinho pode-se encontrar um lugar charmoso, pequeno e de qualidade.


As lojas também são lindas e vendem roupas super bacanas. 


Na Padre Chagas tem também a nossa famosa Torta de Sorvete. O seu amigo turista vai amar! Quem não ama?


10. Tempero tradicional



Nenhuma experiência em alguma cidade é completa sem comer pratos típicos do local. Aqui, temos alguns restaurantes tradicionais, como o Barranco, que serve a carne da foto acima, que os turistas sempre aparecem para conhecer. A carne é maravilhosa, o preço é justo, o ambiente é muito bacana, principalmente a parte de fora, com as mesas na rua. Levamos nossos amigos australianos para conhecer e fez sucesso. É típico, é gaúcho, é imperdível!



O Bah é o restaurante das fotos acima. É mais sofisticado. O tempero é maravilhoso!!!! Eu diria que tem que levar!! É a nossa comida típica com um toque contemporâneo. Eles servem pratos bem gaúchos, como carreteiro, e muitos outros. O cardápio é bem amplo e a qualidade é garantida. Fica no Barra Shopping e eu sugiro porque com certeza levaria!



Mais uma opção é o Iaiá Bistrô, das imagens acima. Também é comida típica, porém não apenas gaúcha, mas de várias regiões do Brasil. Fui lá uma vez e gostei muito!! É na Zona Sul, na rua Chavantes, no bairro Vila Assunção. O local é pequeno e muito agradável. Perfeito para quem quer experiências gastronômicas.

11. Restaurante em clima de balada


Por fim, o restaurante 300, que fica na Marquês do Pombal, tem uma atmosfera de balada. Os pratos são peruanos com orientais, super saborosos. É chic, hein gente? O ambiente é muito lindo e também bem frequentado. Fica ao som de um Dj e vale a pena levar o seu amigo turista para conhecer.

Ufa!! Cansei de tanto digitar! Hehehe
Espero que eu tenha ajudado e que vocês tenham gostado do post!!
Se tiverem outras sugestões, estou aceitando para incrementar as dicas!!
Beijinhos!!!

Ps: as fotos não são de minha autoria.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Tenho quase 25 anos e nasci em Porto Alegre, mas pelo post gostei mais da cidade, até senti orgulho... isso é fruto do talento da blogueira para escrever aqui, e do carinho com que ela publica no blog!

    beijo

    ResponderExcluir
  2. To só te esperando para fazermos esse roteiro! Bjo abi!!

    ResponderExcluir

Comente aqui!