Figurino de "Água para Elefantes"

17:12

Essa semana eu assisti o filme "Água para Elefantes", protagonizado pela Reese Witherspoon e Robert Paterson. O filme é muito bom, tem uma fotografia linda, cenário perfeito e, é claro, figurino divino. A história se passa nos EUA na década de 30 e gira em torno de um circo, com seus funcionários e seus animais, que viajava o país almejando sucesso.


Década de 1930:

O filme é passado nos anos 30, ou seja, logo após a Queda da Bolsa em 1929 e durante a Lei Seca dos EUA - quando o país decidiu banir as bebidas alcoólicas para dar um fim aos seus problemas sociais. Como geralmente ocorre em momentos de crise, não houve uma ousadia na forma de se vestir. Toda a revolução feita nos anos 20 da "destruição das formas femininas" desaparece nessa época. Há um desejo subconsciente de glamour nesse tempo de pós-crise, o que gera uma moda cheia de cetim, veludo, pele, jóias e chapéus lindos. As mulheres voltam a valorizar suas formas, porém de uma maneira elegante e sofisticada, com saias longas e vestidos retos e justos. Toda a atenção se voltou para os decotes que deixavam as costas de fora nos vestidos femininos. No filme, a cartela de cores do figurino criado por Jacqueline West foi inspirado nas cores da fotografia do fillme, ou seja, preto e branco e variações de tons de bege. O único momento que a protagonista sai dessa cartela para um longo vermelho, é na cena em que o casal principal mostra que está apaixonado.

O croqui do famoso vestido vermelho de Marlena e, ao lado, outro modelo para editorial da Vogue.

As mulheres da época vestiam esses vestidos sem roupa íntima e foi o que Reese fez.

Novamente o detalhe focado nas costas. Os vestidos foram feitos no corpo da atriz.

Mas não são apenas festas que o filme retrata. Marlena, personagem de Reese, também apareceu com looks para o dia mais casuais, porém não menos apaixonantes.

Marlena usando uma calça montaria e lenço nos cabelos.

A valorização das curvas femininas.

Look meio marinheiro usado por Reese.

Me lembrei também do clipe da Christina Aguilera "Hurt" que tem nas suas imagens as mesmas referências das do filme Água para Elefantes. Mostra inclusive essa situação do sucesso dos circos na década de 30 e vale a pena dar uma conferida, nem que seja só pelas imagens:



Um pouco mais dos anos 30:

Ícone de beleza: Greta Garbo

 






Looks
da
década
de
30:






Anos 30 como referência nas passarelas atuais: 

Coleção Verão 2012 - Barbara Bela

Ps: Claro que tem muito mais. Geralmente, a Chanel é focada nessa década.
Mas essa grife e essa coleção são fresquinhas e atuais, achei interessante
colocar uma marca nova com uma coleção recente.

Gostaram? Sempre é bom escrever sobre a História da Moda. Beijos!!

You Might Also Like

0 comentários

Comente aqui!